Secretaria de Agricultura realiza divulgação de campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou a divulgação da campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O objetivo da campanha consiste no recebimento temporário (itinerante) de embalagens vazias de agrotóxicos em locais próximos às propriedades rurais como forma de facilitar a devolução destes resíduos pós-consumo e assegurar a sua destinação ambientalmente correta. A ação é uma atividade do Sistema Campo Limpo, que visa realizar a logística reversa dessas embalagens vazias por meio da responsabilidades compartilhadas entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição, e apoio do poder público.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a devolução das embalagens de agrotóxicos é uma importante ação em prol da preservação do meio ambiente e da saúde dos produtores rurais, reduzindo assim os riscos de poluição e contaminação do solo, água e ar causados pelo descarte irregular destas embalagens. Alessandro Casado, do Sindicato Rural, orienta que os produtores façam a devolução das embalagens dos agrotóxicos, conforme a Lei nº 9.974/2000 e o Decreto nº 4.074/2002.

No município, a coleta itinerante ocorrerá entre os dias 21 a 23 de julho, no Sindicato Rural, nas instalações do Parque de Exposições Manoel Paulino. O horário de entrega será das 8h às 11h e das 12h às 17h.

A atividade é organizada pelo INPEV em parceria com o Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e Lojas Agropecuária (Tanaka Agrícola, Casa do Campo, Safra Agropecuária e MMC Soluções Naturais). As lojas ajudaram na divulgação da campanha por meio de cartazes, distribuição de folders, mensagens e vídeos junto aos produtores rurais, e a Prefeitura fará o transporte das embalagens coletadas até uma Central de Recebimento de Embalagens mais próxima.

Segundo o INPEV, atualmente o Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, encaminhando cerca de 94% para reciclagem ou incineração.